Skip to main content
Article Detail

DE VOLTA A TODAS AS DICAS

Colesterol: Quais os sintomas e fatores de risco associados?

Arterin-Cholesterol O colesterol é uma substância lipídica encontrada no corpo humano. Embora uma parte seja necessária para que o nosso corpo funcione de forma adequada, valores elevados de colesterol podem ter consequências severas para a nossa saúde.

Quais os sintomas de colesterol elevado?

O grande problema associado a níveis de colesterol elevado é o facto de não existirem manifestações a nível físico. Não o podemos sentir a acumular-se no nosso corpo ou percepcionar a ação de qualquer um dos seus efeitos. Isto significa que uma análise ao sangue é a única forma de saber os seus níveis de colesterol. Como o colesterol elevado é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronárias, os testes de sangue preventivos desempenham um importante papel na sua saúde em geral.

Quais os fatores de risco para níveis de colesterol elevado?

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento de colesterol elevado. Incluem-se nestes fatores:

  • Ter mais de 40 anos de idade
  • Ter excesso de peso
  • Fumar
  • Ter uma patologia que possa aumentar os níveis de colesterol (como por exemplo uma hipercolesterolemia familiar)
  • Ter antecedentes familiares de colesterol elevado ou problemas cardíacos
  • Ter outras patologias, tais como diabetes ou hipertensão arterial.

Caso se enquadre em alguma destas categorias, o seu médico de família pode sugerir um teste de sangue para determinar os seus níveis de colesterol. O teste de sangue medirá o seu colesterol total, bem como os níveis de colesterol HDL e LDL. Estes valores irão clarificar o seu médico caso haja a necessidade de tomar alguma medida.

Medidas preventivas para ajudar a gerir os níveis de colesterol

Como o colesterol alto não provoca quaisquer sintomas mas pode causar graves problemas de saúde, é aconselhada a adoção de medidas preventivas para manter os níveis de colesterol reduzidos. Para isso, é necessário incluir vários hábitos diários relacionados com a alimentação, exercício físico, etc.

ARTERIN® é um suplemento alimentar à base de esteróis vegetais e ingredientes naturais que ajudam a manter ou mesmo a reduzir os níveis de colesterol. Descubra como ARTERIN® o pode ajudar a gerir os seus níveis de colesterol elevado.

Featured Product