Skip to main content
Article Detail

DE VOLTA A TODAS AS DICAS

Como gerir o seu colesterol

Arterin-Cholesterol Desde a prevenção à obtenção de ajuda por parte de um profissional de saúde, existem várias abordagens que podem ser seguidas, dependendo da quantidade de colesterol que cada pessoa possui no sangue.

Quando se trata de gerir os níveis de colesterol, não existe uma solução “universal”. Desde a prevenção à obtenção de ajuda por parte de um profissional de saúde, podem ser tomadas diferentes abordagens dependendo da quantidade de colesterol existente no sangue de cada pessoa. Continue a ler para descobrir como gerir os níveis de colesterol e, sobretudo, manter a sua saúde.

Etapa 0 – Prevenção

Para pessoas que não têm colesterol alto mas que querem prevenir níveis de colesterol potencialmente causadores de problemas no futuro, é fundamental manter um estilo de vida saudável. Para isto, é necessário adotar uma dieta equilibrada com a presença de muita fruta, vegetais, leguminosas, algumas proteínas e gordura. Fazer exercício físico também desempenha um papel importante. Estudos demonstram que fumar pode aumentar o colesterol apelidado de “mau” (LDL) e baixar o colesterol “bom” (HDL), portanto, deixar de fumar é um passo importante para evitar que o colesterol seja uma ameaça para a sua saúde.

Etapa 1 – Intervenção precoce

Se fez uma análise ao sangue e o médico lhe disse que o seu colesterol é mais elevado do que deveria ser, é ainda mais importante cuidar da sua saúde. A redução de alimentos ricos em gordura, especialmente gorduras saturadas, pode ajudar a reduzir o colesterol. Além disso, uma dieta rica em Ómega 3, encontrado por exemplo em peixes gordos, é muitas vezes encorajada para a boa saúde do coração.

Etapa 2 – Apoio de profissionais de saúde

Em alguns casos, um estilo de vida saudável pode não ser suficiente para manter o seu colesterol dentro dos valores recomendados, particularmente se tiver outros factores de risco associados. Neste tipo de situações, o seu médico pode prescrever medicamentos que têm como objetivo reduzir os níveis de colesterol que são, na maioria das vezes, estatinas. As estatinas, são eficazes na redução do LDL e os níveis de colesterol totais.

Adicionar um Suplemento alimentar como apoio

A adição de um suplemento alimentar à base de esteróis vegetais, como é o caso de ARTERIN®, também poderá complementar a gestão dos níveis de colesterol. Os esteróis vegetais bloqueiam a absorção do colesterol no intestino, fazendo com que a quantidade de colesterol que é transferida para o sangue seja reduzida. Quando utilizados como complemento de mudanças de estilo de vida, está comprovado que os esteróis vegetais reduzem os níveis de colesterol se se garantir uma dose de 1,5 g – 3 g por dia. Saiba como Arterin® o pode ajudar na gestão dos níveis de colesterol.

Featured Product